Trabalho Universidade E Ci Ncia
Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
Pressuposto(s): Muitos fatos acontecem no mundo atualmente; Garfield não acompanha as notícias regularmente.
Subentendido(s): Subentende-se que as notícias não são boas, o personagem, em pensamento, manifesta que seria melhor não saber mesmo dos fatos atuais.
Texto 2
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=charges&espv> data de acesso: 23/09/2014
Pressuposto(s): o “nobre colega” faz alguma coisa para limpar seu dinheiro; o dinheiro está sujo; o dinheiro foi lavado.
Subentendido(s): O personagem pratica lavagem(crime) de dinheiro; dinheiro de origem ilícita; terceiros(laranjas) são utilizados para dar ao dinheiro aparência legal.
Questão 2 (3,0 pontos)
A ambiguidade (palavras, expressões ou períodos com mais de um sentido) é considerada um problema que deve ser evitado na construção de textos, mas é muito utilizada em textos humorísticos como recurso estilístico. Com base no que você estudou sobre esse assunto, observe os textos abaixo e indique o tipo de ambiguidade, justificando sua resposta.
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
Tipo de ambiguidade: Estrutural
Justificativa: A professora perguntou quem era o sujeito da oração cuja resposta certa seria o eleitor. Contudo, o aluno respondeu que era um mané, atribuindo essa característica ao