Trabalho Técnico - Ouvido Humano
Gabriel Santos
O SISTEMA AUDITIVO HUMANO
SÃO PAULO
01/03/2012
Estrutura do Ouvido Humano
O ouvido humano pode ser separado em três grandes partes, de acordo com a função desempenhada e a localização. São elas: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.
Ouvido externo
Fazem parte do ouvido externo o pavilhão auricular e o canal auditivo, cujas funções são recolher e encaminhar as ondas sonoras até ao tímpano.
Ouvido Médio
O ouvido médio, também denominado de caixa timpânica, representado com algum detalhe na Figura 2, é uma cavidade com ar, por detrás da membrana do tímpano, através da qual a energia das ondas sonoras é transmitida, do ouvido externo até à janela oval na cóclea, esta já no ouvido interno. Essa transmissão de energia é efetuada através de três ossos minúsculos, são eles o martelo, a bigorna e o estribo, que vibram, solidários com o tímpano.
Ouvido Interno
É no ouvido interno ou labirinto que se encontra a parte mais importante do ouvido periférico (o que se encontra entre o pavilhão auricular e os nervos auditivos). É ela a cóclea, em forma de caracol e responsável em grande parte pela nossa capacidade em diferenciar e interpretar sons.
Funcionamento do Ouvido Humano
À medida que o som se propaga através do ouvido externo, o som ainda está na forma de uma onda de pressão, que é uma sequência alternada de regiões de pressões mais baixas e mais altas. Somente quando o som alcança o tímpano, na separação do ouvido externo e médio, a energia da onda é convertida em vibrações na estrutura óssea do ouvido.
O ouvido médio contém três pequenos ossos conhecidos como ossículos: martelo, bigorna e estribo. (…) Os ossículos convertem mecanicamente as vibrações do tímpano em ondas de pressão que são amplificadas no fluido da cóclea (ou ouvido interno). O tímpano é fundido com o martelo, que conecta com a bigorna, que por fim