Resumo do filme O pequeno Nicolau
Os pais de Nicolau ansiavam pela visita do chefe de seu pai, premeditando uma futura promoção e esse era o assunto predominante em sua casa até que chegasse o dia do jantar. Porém, Nicolau entendeu que sua mãe estava grávida, o que para ele era terrível já que tinha ouvido muitas reclamações de seu amigo Joaquim, o qual havia acabado de ganhar um irmãozinho. A partir daí, Nicolau e seus amigos se arquitetam para bolar um plano que impedisse o suposto irmão de Nicolau tirar o seu lugar.
Os meninos acabam aprontando grandes traquinagens juntos, uma delas foi a de contratar um falso (porque ele não passava de um mecânico) gângster e para isso fizeram de tudo para arranjar o dinheiro para pagá-lo pelo serviço. Quando eles finalmente conseguiram, o seu amigo Joaquim aparece, depois de muito tempo sumido, passeando com seu irmãozinho e ele afirma que estava errado, que era ótimo ter um irmão, afinal ele poderia ensiná-lo tudo.
Nicolau passa a se interessar pela ideia de ter um irmão mais novo e influencia seus pais a o darem um. Quando ele recebe a notícia de que sua mãe estava de verdade grávida espera ansiosamente para que o dia venha o mais rápido possível, mas, na verdade, acaba se frustrando mais uma vez porque ao invés de um irmão, sua mãe teve uma menina. E é nessa situação que ele finalmente descobre que quando crescer quer fazer as pessoas