trabalho - tratado teologia - doutrina
Disciplina: Doutrina de Deus
Referência do Livro/Artigo: Canale, Fernando L.. Tratado de Teologia: Doutrina de Deus..
Estudante:
Curso:
1. Visão geral da leitura:
1.1. Qual é a tese que o autor defende?
O Autor defende a tese de que a Doutrina de Deus é o fundamento da Teologia Cristã. Esta deve ser desapegada da filosofia humana e voltada para a Palavra de Deus, visto que a filosofia deve se sujeitar à Bíblia, e nunca o contrario.
1.2. Mencione e explique dois ou três argumentos centrais desta leitura.
A Existência de Deus: A Bíblia não se dispõe a provar a existência de Deus, ela parte do pressuposto de sua existência, como está escrito “necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele exista” (Hb 11:6), e como disse Ellen White “É a fé que familiariza a alma com a existência de Deus; e quando vivemos tendo em vista somente Sua Glória, discernimos cada vez mais a beleza de Seu caráter” (RH, 24/01/1888).
Amor e Ira: A bíblia declara de diversas formas que Deus é amor (1 Jo 4:8,16), e descreve a essência desse amor no ato em que Deus entregou Seu Filho (e Ele mesmo se entregar a si mesmo em forma de filho), para salvar a humanidade caída; Porém com esse argumento de Deus ser amor, como é possível que em um mesmo Deus que é amor, também haja ira, assim Canale nos diz que o conceito bíblico de ira não é contraditório, tendo em vista que Ele é amor, e Seu principal objetivo é salvar a todos, é natural que Ele se ire com o pecado e não o pecador. As escrituras afirmam que a ira de Deus é provocada quando o pecado persistente leva homens e mulheres a rejeitar a oferta amorosa de salvação. “Esse cordeiro cuja ira será tão terrível para os que desprezam Sua graça, manifestará misericórdia, justiça, amor e benção para todos quantos o receberam. [...] O braço forte e longamente estendido para salvar também é enérgico para executar juízo conta todos quantos não vieram ter com Ele para terem vida” (PC, 356).
1.3. São válidos