Trabalho Transf De Massa Na Area Ambiental Pronto
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
TRANSFERÊNCIA DE MASSA NA ÁREA AMBIENTAL
Trabalho apresentada ao Curso de Engenharia Química da UNA como parte das exigências da disciplina Transferência de Massa.
Discentes: Alberto Martins
Bruna Maquiele
Camila Araújo
Felipe Freitas
Franciely Lopes
Renata Santana
Thays Vieira
Vitor de Pádua
Docente: Prof. Dr. Roberto Fernando de Souza Freitas
Belo Horizonte - MG
2015
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1.1. EVAPORAÇÃO DE UMA SUPERFÍCIE LIVRE
A evaporação é considera um fenômeno complexo por depender de inúmeras variáveis tais como as condições atmosféricas, a disponibilidade hídrica do local e as características da superfície evaporante (BARBOSA & MATTOS, 2007). Este tema apresentou proporções nacional devido ao problema apresentado pelo maior e principal reservatório para abastecimento de água da região da Grande São Paulo e a capital paulista. No final de 2014, mais precisamente no mês de outubro, a Companhia de Abastecimento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) apresentou que o sistema Cantareira apresentava seu menor nível de água em 10 anos. A companhia solicitou que houvesse um racionamento para que a população não ficasse prejudicada, pois o calor excessivo aumentou os níveis de evaporação, tornando o nível dos reservatórios ainda menores, segundo a SABESP (SABESP, 2015).
Entretanto, diversos autores, como Barbosa e Mattos (2007) e Pimenta (2010), apresentam estudos que preveem a diminuição do volume de água em superfícies livre, como o que ocorre no sistema Cantareira. De acordo com Barbosa e Mattos (2007), o estudo e posterior controle da evaporação em corpos d’água possuem um importante fator, não apenas no sistema Cantareira mas também em fontes de abastecimento no semi-árido, na preservação e qualidade da água disponível. Para haver uma eficaz gestão da água de um reservatório é necessário conhecer os processo físicos que ocorrem no mesmo, a dinâmica do ciclo hidrológico e o