Etica
O presente trabalho apresenta como tema principal Os Deveres Profissionais versus Virtude, recomendado no âmbito da Cadeira de Ética e Deontologia Profissional. De um modo geral importa referir principalmente que o objectivo geral da Doutrina da Virtude, segundo Kant, é a conquista da sabedoria prática (KANT, 1983, MS-T, p.46). Sabedoria prática uma vez que ela consiste justamente na posse do homem de si mesmo. Ou, em outras palavras, autocontrole, conquistado por meio de uma constante auto coerção (Zwang). A conquista desta sabedoria nos remete a um sistema de fins (ibidem, p.5), os quais a posse é um dever ter (isto é, nos remete a deveres de virtude). No obstante, salientar que consequentemente, passa como um objectivo específico ao abordar os assuntos inerentes à noção de Dever e Virtude, a apreensão dos conteúdos presentes no trabalho para implementá-los no nosso quotidiano e no nosso ambiente profissional, isto é, a criação da Personalidade do Homem para com o meio em que está inserido.
Para a realização do trabalho, usou-se basicamente a consulta de uma variedade de referências bibliográficas, cujos autores são considerados génios do Saber, como no caso de Platão, Aristóteles, Kant e alguns Pensadores da época actual que abordam aspectos inerentes à Ética do dever Profissional.
O trabalho apresenta uma organização tradicional dos critérios para a elaboração de um trabalho científico do género e não dista da regra de aceitar sugestões/acréscimos e críticas para o seu melhoramento.
Definição de Conceitos
5. Deveres Profissionais Versus Virtudes
Segundo DA CRUZ (2004, p. 13 - 17), Não obstante dos deveres de um profissional, os quais são obrigatórios, devem ser levadas em conta as qualidades pessoais que também concorrem para o enriquecimento de sua actuação profissional, algumas delas facilitando o exercício da profissão.
Muitas destas qualidades poderão ser adquiridas com o esforço e boa vontade, aumentando neste caso o mérito do profissional