Trabalho topicos complementares
1. Os sinais 1 e 2 foram medidos no osciloscópio, conforme figura e tabela abaixo:
Calcule, interprete e compare os fatores de crista de cada um desses sinais.
2. O objetivo será avaliar o estado atual de um sistema de distribuição em áreas residenciais e comerciais, no que diz respeito ao seu nível de distorção de tensão, a partir da interação das correntes harmônicas dos aparelhos eletrodomésticos e dos consumidores residenciais e comerciais. Para tal, várias simulações iniciaram com cenários harmônicos encontrados em residências e estabelecimentos comerciais, devido à interação de suas cargas. a) Dadas as tabelas a seguir que trarão a ordem dos harmônicos e os valores médios das correntes harmônicas e sua defasagem medidas em diferentes dispositivos, calcule a taxa de distorção de corrente de cada cenário e compare os resultados. b) Desenhe a análise espectral do sinal de corrente no cenário 2, mostrando os gráficos de intensidade e fase por frequência. c) Relacione as medições com outras medidas de caracterização de harmônicos como fator de crista, fator de potência, mostrando que a presença de harmônicos reduz o fator de potência. d) Proponha soluções para diminuição da distorção harmônica.
Cenário 1: Chuveiro (4400 W) com ambiente iluminado por fluorescente com reator eletromagnético de
1x40 W, secador de cabelo (1000 W) com ambiente iluminado por LFC de 25 W.
Cenário 2: Ferro de passar (1000 W), tanquinho, geladeira e televisão.
Cenário 3: Telefone sem fio e geladeira
Cenário 4: Ar condicionado, televisão e LFC de 25 W.
Cenário 5: Televisão, em ambiente iluminado por LFC de 25 W, compressor da geladeira ligado e cozinha utilizando iluminação fluorescente de reator eletromagnético 1x40 W.
Cenário 6: Computador, com ambiente iluminado por lâmpada incandescente de 60 W e televisão, com ambiente iluminado por lâmpada incandescente de 100 W.