Trabalho_Tipos_Orçamento
1233 palavras
5 páginas
TIPOS DE ORÇAMENTOS*ORÇAMENTO DE TENDÊNCIAS
*ORÇAMENTO BASE ZERO
*ORÇAMENTO ESTÁTICO
*ORÇAMENTO FLEXÍVEL
*ORÇAMENTO AJUSTADO
*BUDJET E FORECAST
ORÇAMENTO DE TENDÊNCIAS
Consiste em utilizar os dados passados para projeções de situações futuras.
Na sua execução sempre existirão eventos passados de conhecimento da empresa que não se repetirão e que, portanto, não serão reproduzidos no orçamento. Da mesma forma, existirão eventos futuros que deverão ser orçados de outra maneira que não terão um passado onde possam se baseadas novas estimativas.
ORÇAMENTO BASE ZERO
Esta proposta conceitual de elaboração de orçamento apareceu em contraposição ao orçamento de tendências.
A filosofia do OBZ está em romper com o passado, em dizer que ele nunca deve partir da observação dos dados anteriores, pois eles podem conter ineficiências que o orçamento de tendências acaba por perpetuar.
A proposta do OBZ está em rediscutir toda a empresa sempre que se elabora o orçamento, e em questionar cada gasto, cada estrutura, buscando verificar a real necessidade dele.
“Não é porque aconteceu que deverá acontecer”
Nossa linha de pensamento, cada atividade da empresa será rediscutida, não em função de valores maiores ou menores, mas em razão ou não da sua existência.
Concluída a definição da existência da atividade, será feito um estudo, partindo do zero, de quanto deveria ser gasto para a estruturação e manutenção daquela atividade e quais seriam suas metas e objetivos.
ORÇAMENTO ESTÁTICO
Elaboram-se todas as peças orçamentárias a partir da fixação de determinado volume de produção ou vendas. Estes volumes, por sua vez, também determinam o volume das demais atividades e setores da empresa.
O orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias.
ORÇAMENTO FLEXÍVEL
Para solucionar o problema do orçamento estático surgiu o conceito de orçamento flexível.
Em vez de um único movimento