trabalho ti
I. Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão de obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.
II. Para os opositores do processo de globalização, ela contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
III. A globalização gera, para os críticos desse processo, a indiferença dos investidores internacionais quanto à capacidade dos países em desenvolvimento de manter seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos externos.
IV. A economia globalizada levou o crescimento do comércio mundial, em níveis sem precedentes. Tal fato propiciou o desenvolvimento de inúmeras nações que, até então, estavam à margem do processo de produção capitalista, na América Latina e na África.
V. Com a globalização, configura-se um processo de democratização das relações entre nações, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, com relação às instâncias internacionais de poder. Tal fato é decorrente do desaparecimento dos “blocos” de países que se integravam econômica e culturalmente.
A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:
a.
V, V, V, V, V.
b.
V, F, F, V, F.
c.
F, F, V, V, V.
d.
V, V, V, V, F.
e. V, F, V, V, F.
1 pontos
Pergunta 2
A globalização tem algumas características que a diferenciam de fases anteriores. Indique a alternativa que conduza a tais características da globalização.
a.
Uma nova ideologia política denominada de neoliberalismo e expansão internacional do capital