trabalho tge
Questão 1
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais à realidade em que vive e o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado em que os sacerdotes, os rituais religiosos, os oráculos são pontes entre o humano e o divino.
O mito caracteriza-se pelo modo como estas explicações são dadas. O termo grego mythos significa o discurso fictício ou imaginário, que são tradições culturais de um povo.
E por ser parte de uma tradição cultural, o mito configura assim a própria visão de mundo dos indivíduos, a maneira de vivenciar esta realidade. O mito não se justifica, não se fundamenta e, portanto, nem se presta ao questionamento, à crítica, pois ou o indivíduo é parte dessa cultura e aceita o mito como visão de mundo ou não pertence a ela, e, nesse caso, o mito não lhe diz nada.
Questão 2
O pensamento filosófico-científico caracteriza-se de uma forma específica de o homem tentar entender o mundo que o cerca, porém isto não quer dizer que não houvesse também outras formas de entender essa realidade.
O pensamento mítico tem seu apelo voltado ao sobrenatural, aos mistérios. Já o filosófico-científico preocupa com a realidade concreta, buscam dar uma explicação causal dos fenômenos e processos naturais.
Questão 3
No papel
Questão 4
A ruptura do pensamento filosófico com o pensamento mítico não ocorreu de forma imediata e completa. O mito sobreviveu com uma mudança de papel, passando a ser antes parte cultural do povo grego do que a forma básica de explicação da realidade.
E essa mudança resulta de um longo período de transição e de transformação da própria sociedade grega. Isso corresponde ao período de decadência da civilização micênico-cretense que a partir da invasão pelas tribos dóricas fez com que surgissem as cidades-Estado, na qual os cidadãos se tornavam mais ativos na política e havia uma secularização da sociedade. A religião, então, vai tendo seu papel reduzido e