Trabalho Tga
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
ACADÊMICOS: Andressa Scortegangna, Giulia Gentilini, Natalie Levandoski, Tainara Luccas Dias, Tatiane Menin, Tauana Tortelli, Silvana Schneider.
Vilma Lorena Tello Gamarra
Frederico Westphalen, abril de 2015.
INTRODUÇÃO
A organização na abordagem sistêmica, veio da curiosidade e a necessidade de se verificar a maneira pela qual eram estruturadas as organizações trouxeram contribuições significativas para a busca da eficiência. A fim de avaliar de que maneira os sistemas organizacionais e administrativos eram estruturados e quais mecanismos eram necessários para que funcionassem como o previsto, matemáticos e sociólogos encontraram um ponto comum na investigação de como as organizações funcionavam como sistemas. A abordagem sistêmica é um sistema aberto (influencia e é influenciada pelo ambiente externo). No presente trabalho, abordaremos a Cibernética, Teoria de Sistemas, a organização como um sistema aberto e os modelos de organização.
Cibernética A cibernética foi um movimento criado entre os anos de 1943 e 1947. É a ciência da comunicação e do controle, permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, ou seja, oferece sistema de organização e de processamento de informações que auxiliam as outras ciências.
O campo de estudo da cibernética são os sistemas, englobando os sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc.
Teoria de Sistemas A Teoria de Sistema é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS). Com ela, a abordagem sistêmica chegou à Teoria Geral da Administração a partir da década de 1960 e tornou-se