Trabalho TGA
Nome: Thais Alves Ferreira RGM: 284080 Data: 19/02/2015
Teoria Clássica da Administração
A teoria clássica da administração, foi idealizada por Henri Fayol (1841-1925) ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, organização, controle dentre outras, fundando dessa forma a Teoria Clássica da Administração, onde foi reconhecido no mundo inteiro junto com seu trabalho “Administracion Industrielle ET Generale” publicado em 1916.
Teoria das Relações Humanas
A teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos como seguimento das conclusões da experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo entre 1927-1932 . Foi basicamente um movimento de reação e de oposição a teoria clássica da administração com as condições desumanas de trabalho. Com os novos estudos o foco mudou e do homo economicus o trabalhador passou a ser visto como homo social.
Teoria Neoclássica da Administração
A abordagem Neoclássica da Administração surgiu na década de 1954. Os neoclássicos trouxeram o conceito de eficiência e eficácia, trouxeram também o conceito de amplitude administrativa, os neoclássicos estabeleceram funções para o administrador, onde o ciclo administrativo é composto por planejamento, organização, direção e controle.
Teoria da Burocracia
Na teoria da burocracia idealizada por Max Weber (sociólogo alemão) ao redor dos anos de 1940, a principal característica era organização das empresas em normas e regulamento escritos e preestabelecidos para seu funcionamento, Weber quando propôs a criação desta abordagem queria nos mostrar que a burocracia era uma coisa boa, um método de organização que pudesse vir a facilitar o nosso dia a dia.
Max Weber queria implementar nas organizações um método que se caracterizasse como processos regulamentados, pautados em normas, deste documento surgiria o caminho que a