Trabalho TG
ALUNA: FERNANDA SIQUEIRA PAGANOTTI – RA: 1502696
POLO
MONTE ALTO – SP
2015
O caso em questão nos mostra uma estratégia de expansão de mercado e não necessariamente de mudança de negócios, pois em sua trajetória a Weg vem mostrando muitas mudanças, sempre voltada ao crescimento.
A empresa destaca que uma das razões para o seu sucesso é a Inovação. Como pioneira no ramo de fabricação de motores elétricos e grande fornecedora para o ramo industrial, a ideia de aumentar a sua produção internacional e introduzir a fabricação de motores para linha branca também no exterior vem como um complemento importante em sua receita. É uma estratégia para o aumento de receitas uma vez que a própria Weg concluiu que essa linha de produção teve uma boa representatividade em sua receita no ano anterior ao da aquisição de fábricas na China.
A internacionalização da Weg foi o passo mais difícil de ser dado, já que a empresa necessitou passar por muitas adaptações ao mercado externo. Como a empresa já se encontra internacionalizada, atingir um público ainda maior é somente mais um passo para o sucesso, uma vez que o comércio da linha branca está em constante crescimento no mercado mundial.
Entendemos que uma mudança de negócios de B2B para B2C levaria a empresa a comercializar produtos para o consumidor final, e esse investimento que a Weg apresenta não está voltado a esse comércio B2C. Essa estratégia de expansão de mercado não é uma mudança de negócios, uma vez que a Weg continuará com seu ramo de produção de motores, e seu público alvo vai se expandir, pois continuará sendo industrias, porém acrescentará o ramo de industrias da linha branca no exterior. Uma vez que no Brasil a empresa já fabricava esses tipos de motores, mas não tinha fábricas nesse ramo no exterior, portanto está apenas expandindo seu mercado, mas não irá atingir consumidor final.