TRABALHO TG 2013
TRABALHO EM GRUPO – TG
Luciana Pajor - RA 1225358
Patrícia E. Souza - RA 1229541
Kadja C.S. Lima - RA 1230740
Eliane Nascimento Lessa - RA 1206647
Sueli Mendes Vieira - RA 1226203
POLO VILA RÉ
2013
Como você interpreta a “reinvenção” da vida, proposta no refrão do poema pela autora?
Explique o sentido para a repetição do vocábulo “vida” no refrão:
“Porque a vida, a vida, a vida,/ a vida só é possível/ reinventada”.
“Reinvenção” trata-se a partir da dura realidade humana em que a autora propõe a fugacidade de uma vida ilusória para uma vida menos dolorosa, sugerindo para que possa ser reinventada.
Tudo é passageiro, transitório, inatingível, por isso a reinvenção é necessária para a visualização de uma vida melhor e ideal, cujo objetivo é desfazer-se da realidade já estabelecida para um novo conceito com criatividade e originalidade.
Percebo que neste poema a autora nos propõe a não perdermos a capacidade que temos de nos reinventarmos através dos sonhos, de termos sempre um objetivo e correr atrás, não importando o quanto seja difícil, mesmo que para isso tenhamos que ir além da realidade, pois o que vale é estarmos sempre a reinventar uma nova vida, sempre recomeçando. A vida, a vida, a vida, essa repetição se dá pela saturação da autora, propondo que a mesma pode não ser fácil no sentido do olhar, e também porque ela nos oferece várias maneiras e possibilidades de ser vivida.
Quando usadas repetidas vezes "a vida, a vida, a vida", isso nos transmite a real situação. O peso do dia a dia, as dificuldades, mas logo encontra uma solução dizendo que
“a vida só é possível reinventada", ou se preferir, sonhada.