Trabalho Tarciso
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Mercado
CHOCOLATES (Nestlé)
Keroly Roberta de Souza
Americana
2015
“Sim, nós podemos”. Obama
RESUMO
O objetivo geral do presente trabalho é analisar sob a estrutura geral da cadeia produtiva do cacau, descrever a cadeia produtiva de mercado e alternativas para agregar valor ao cacau, considerando as mudanças atuais dos mercados consumidores, mercado de processamento de chocolates e produção agrícola. Os resultados apresentados foram obtidos através da realização de pesquisa exploratória.
Palavras-Chave: cacau, cadeia produtiva, estrutura de mercado.
INTRODUÇÃO
Sobre o Cacau e Chocolate
Ao longo do século XX, o Brasil ascendeu na produção cacaueira, atingindo êxito por volta de 1.980, quando se tornou o maior produtor das Américas e o terceiro do Mundo.
A partir deste período se inicia uma fase de crise e declínio da produção e comercialização. Os pesquisadores Leiter e Harding (2004) apresentam as perspectivas históricas de diferentes momentos da história do cacau no Brasil, Gana e Trinidad. Sobre a história do cacau no Brasil os pesquisadores apontam que a partir de meados de década de 1.970, ocorreu um forte declínio da produtividade por hectare, em média 30%.
Identificava-se a alta concentração da produção entre os latifundiários, que representavam 9% dos produtores, responsáveis por mais de 60% das exportações. Esses latifundiários, conhecidos como coronéis do cacau, raramente administravam as fazendas. Os trabalhadores rurais foram pagos com um salário mínimo ou menos, apesar do grande retorno na grande produção, eram explorados e oprimidos.
Após a Segunda Guerra Mundial, o cacau baiano já era visto com má reputação de qualidade, declina o comércio e aumenta o mercado concorrencial. Leiter e Harding (2004) apresentam uma crítica referindo-se que a crise do cacau não se restringiu à praga da “vassoura de bruxa” na década de