TRABALHO SUS
O Sistema Único de Saúde tem sido capaz de estruturar e consolidar um sistema de enorme relevância, com bons resultados para a população brasileira.
Por ser um sistema, o SUS possui alguns problemas que precisam ser enfrentados para que ele seja universal para toda a população brasileira.
O SUS organiza-se por meio de uma rede diversificada de serviços que envolvem cerca de 6 mil hospitais, com mais de 440 mil leitos contratados e 63 mil unidades ambulatoriais. São 26 mil equipes de saúde da família, 215 mil agentes comunitários de saúde e 13 mil equipes de saúde bucal prestando serviços de atenção primária em mais de 5 mil municípios brasileiros. Os números anuais, conforme mostra o Ministério da Saúde, é realizado 12 milhões de internações hospitalares, mais de 1 bilhão de procedimentos em atenção primária à saúde, 150 milhões de consultas médicas, 2 milhões de partos, 300 milhões de exames laboratoriais, 1 milhão de tomografias computadorizadas, 9 milhões de exames de ultrassonografia, 140 milhões de doses de vacina, mais de 15 mil transplantes de órgão, entre outros.
AVANÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Nos últimos anos, muitos avanços ocorreram no SUS, à elevação da produção e da produtividade de serviços e ações, contribuindo para a melhoria do Sistema Básico de Saúde. Programas nacionais criados com êxito como o Programa contra AIDS, Programa de Imunização, Programa de transplantes, e assim por diante, ajudando na prevenção e cura de muitas doenças.
Os municípios brasileiros ganham repasses do governo, o Fundo Municipal de Saúde, para que o município invista na melhoria da saúde e outros programas;
A criação de conselhos e conferências, abre discussões e possíveis soluções relacionadas à a saúde do país, nessas conferências os profissionais de saúde aproveitam para expor suas idéias e ver o que poderá ser mudado no sistema.
Analisados temporalmente, as estruturas e os processos produtivos mostram evoluções muito positivas,