PADR ES DE INOVA O TECNOLOGICA NA INDUSTRIA PAULISTA
Iremos mostrar uma análise de padrão de inovação técnologica das industrias paulistas, referentes ao período de 94/96. Foram usados como referência o desempenho inovador e o esforço tecnológico das empresas nacionais de pequeno a grande porte fazendo um comparativo com as empresas internacionais, porém percebe-se logo de cara que os países em desenvolvimento como o Brasil, inovam através de adaptações e melhorias de tecnologias já existentes, gerando poucas inovações tecnológicas.
O esforço de inovação é muito diferente entre as empresas nacionais e internacionais, uma vez que as internacionais possuem equipes de pesquisa e desenvolvimento, enquanto nas nacionais essa pesquisa não é priorizada e pouco usual ou muitas vezes nem incentivada. O motivo destas pesquisas realizadas visam adquirir novos conhecimentos que facilitem ou impulsionem a atividade da empresa, seja aperfeiçoando oque já existe ou criando novos métodos/produtos.
Na pesquisa foram analisadas as seguintes questões:
1- Inovação de produto, quando se introduz novos produtos na linha de produção.
2- Inovação incremental, aperfeiçoamento tecnológico de um produto já existente.
3- De natureza significativa, um produto novo com finalidade diferente dos já produzidos pela empresa.
4- De processo, incorporar novos processos na fabricação de um produto.
No período mencionado 94/96, as empresas paulistas apresentaram uma grande inovação tecnológica, semelhante aos apresentados internacionalmente, isso porque antes não havia o pensamento de necessidade de inovação, porém a partir de 94 o plano Real e o bom momento econômico atrairam empresas estrangeiras que já tinham como hábito a pesquisa tecnológica, e isso estimulou as empreas nacionais a adaptarem seus métodos de produção e produtos para adequarem-se ao mercado mais competitivo. Será pecebido que a performance inovadora da empresa está ligada a seu tamanho, a origem, ao setor industrial, e