Trabalho Solos
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA INFRA-ESTRUTURA
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRA-ESTRUTURA
INSTRUÇÕES NORMATIVAS
PARA EXECUÇÃO DE
SONDAGENS
IN-08/94
Instrução Normativa para execução de sondagem rotativa com amostragem integral DIRETORIA DE ENGENHARIA
GERÊNCIA DE PROJETOS RODOVIÁRIOS
GEOLOGIA
DEINFRA
DIEN-GEROD
Geologia
INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA
EXECUÇÃO DE SONDAGEM ROTATIVA
COM AMOSTRAGEM INTEGRAL
IN-08/94
1/6
1 Definição
Técnica que consiste na execução de um furo de pequeno diâmetro (EW); fixação neste furo, através de injeção de calda de cimento ou resina, de um varão com orientação; e a sobrefuração deste trecho, após o endurecimento do aglutinante e solidarização da formação rochosa, com um diâmetro maior (86 mm ou HW). Este método de amostragem é empregado na caracterização de feições geológicas de uma maciço rochoso, especialmente descontinuidades, com duas finalidades principais: determinação da disposição espacial (geometria, atitude e espessura), e qualidade da amostragem (recuperação de materiais moles, de preenchimento). O método é utilizado também visando a amostragem integral de materiais rochosos de baixa coerência e/ou elevado grau de alteração.
2 Identificação
Deverá ser identificada pela sigla SRI, seguida do número indicativo de ordem. Em cada obra este número será sempre crescente, independentemente do local, fase ou objetivo da sondagem. Quando for necessário, a execução de mais de um furo num mesmo ponto de investigação, os furos subseqüentes terão a mesma numeração do primeiro, acrescida das letras A, B, C, etc.
3 Equipamentos e ferramentas
3.1 A firma Empreiteira deverá fornecer equipamentos, acessórios e ferramentas para execução de sondagens, que atendam à programação e especificações estabelecidas no contrato de serviços.
3.2 O equipamento padrão deverá constar de um equipamento base de sondagem rotativa, conforme especificado no item 3 (Instrução Normativa 07/94
- Sondagem