Trabalho Solos 2
João Felipe Torres
Ygor Felippe
Jandson Rosa
Vitor Souza
Solos
•
•
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
É o processo de formação do solo e como tal engloba todos os mecanismos que transformam uma rocha alterada em solo, um material evoluído do ponto de vista estrutural.
Pedogênese é o processo químico e físico de alteração
(adição, remoção, transporte e modificação) que atua sobre um material litológico, originando um solo
PROCESSOS DE INTEMPERISMO
Físico
Biológico
Quanto à origem, os solos são classificados em eluviais e aluviais.
Eluviais: quando os solos se formam por rochas encontradas no mesmo local da formação, ou seja, quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo se encontra no mesmo local do solo
Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares e que graças à ação das águas e dos ventos os sedimentos foram transportados para outro local.
•
Solos arenosos - São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre
0,05 mm e 2 mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas .
•
Solos siltosos - São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos. •
Solos argilosos - São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de