TRABALHO DE SOLOS 2
1.1 Tema:
Ensaio de granulometria de acordo com a Norma Brasileira NBR 7181 (Análise granulométrica de solos) para fins relacionados à construção civil.
1.2 Delimitação do Tema
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição das partículas por tamanho. É divido em duas partes: análise granulométrica, que é feita por peneiramento fino e grosso, e análise por sedimentação que é utilizada para determinar a granulometria de solos compostos por pequenos grãos, como argilas.
É necessário fazer esta análise granulométrica no solo antes de qualquer aplicação, pois através desse ensaio é possível saber o tamanho do grão que esta se trabalhando, podendo assim, saber como ele reagirá a certos esforços, umidades, compactação e até mesmo ao intemperismo.
2. OBJETIVOS
Caracterizar o solo que está sendo estudado, para que possamos saber como será seu comportamento na construção civil.
2.1 Objetivos Específicos Caracterizar o solo, para que possamos determinar seu coeficiente de não uniformidade, coeficiente de curvatura, análise coloidal e ensaio de sedimentação.
2.2 Justificativa:
A composição granulométrica é um modo de caracterização ou classificação do solo em estudo, tem grande influenciam nas propriedades das argamassas, concretos, entre outras misturas utilizadas na construção civil, e principalmente para a preparação do solo em que será construída uma edificação.
Sabendo o tipo de solo que será trabalhado é possível saber como o solo irá reagir à compactação, cargas, umidades, atritos, com essa caracterização é possível saber os instrumentos que serão necessários para compactar esse solo, tornando-o mais resistente e impermeável, que é o mais necessário na construção civil, para construções de edifícios, rodovias, lagos artificiais entre outros.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
O solo já havia sido preparado anteriormente para que pudéssemos fazer a caracterizarão por meio de ensaio granulométrico. Após o recebimento da amostra