Artigo P s o perfil do idoso participante de uma atividade f sica 2
Idade
Mulheres homens 60 a 64
1,434
323
65 a 69
1,136
249
70 a 74
909
156
75 a 79
594
99
80 a mais
553
69
WWW.3lagoas.com.br
O envelhecimento vem acompanhado de uma série de efeitos nos diferentes sistemas do organismo diminuindo a performance e aptidão física. Lorda (1995), hoje 70% das pessoas acima de 60 anos no Brasil são sedentárias. No entanto a razão da prática de exercício nesta idade regular torna-se fundamental nesta época da vida.
A atividade física deve ser direcionada por um profissional da área de Educação Física, a prescrição de exercício deve ser individualizada, e o procedimento é de facilitar, adaptar métodos de exercícios que ajude a redução de doenças (Sistema Nervoso, Sistema Cardíaco, Sistema Pulmonar, Vasos Sanguíneos, Sistema Ósseo, Sistema Tegumentar, Sistema Digestivo, Rins e Fígado), além disso, propiciam efeitos benéficos para meio social, motor e afetivo na idade avançada.
Doenças que propicia na Idade Avançada
Sistema Cardiovascular ou Circulatório: É contração ritmada do coração que põe uma vasta rede de tubos de vários tipos de calibres que circula o sangue, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e linfa. O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno deslocado para a esquerda, nas pessoas adultas tem o tamanho aproximadamente de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O coração humano apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios ou aurículas e duas inferiores, denominadas ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral. A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os