trabalho social
O ser humano por sua necessidade de se expressar, conforme a situação que ele esta vivenciando. Sempre que produzimos um texto qualquer em que relatamos um fato, através dele sempre deixamos subentendido as nossas opiniões sobre o fato o qual estamos relatando, por isso além do fato em si, precisamos contar o que acontecia antes do acontecido, o porquê aconteceu e quais foram as consequências sobre tal ação. Sempre através de criticas mostrando o que poderia ser feito ou não, conseguimos as vezes até impor o modo de pensar juntamente com o fato, que na verdade esta deixa de ser fato e passa a ser um relato ou noticia.
b) qual o relato e o fato apontados pela autora do blog Duas Fridas na legenda: Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação.
O fato é: Morales estava bebendo Coca Cola e presidente ser de desendencia indigina.
Relato: De uma forma preconceituosa, a jornalista expõe o relata o fato do presidente ser de desendencia indigina e estar tomando um produto americano como a Coca Cola como hipocrisia do mesmo que tanto julga o país de onde é fabricado.
Então o blog estava provavelmente fazendo uma crítica ao atual presidente boliviano, já que ele apesar de ser socialista e nacionalista cedeu aos "encantos" do capitalismo americano.
Convidamos você a refletir sobre a relação entre o texto da peça publicitária e o artigo de Luciano M. Costa, sustentando seu argumento com pelo menos um exemplo informacional extraído de cada um dos dois textos.
Conseguimos perceber facilmente a diferença entre os fato e os relatos feitos, pois ocorre contradição e imposição de ideias, onde a peça publicitaria conta fatos, como realmente Adolf Hitler era, e impõe através de um pensamento o cuidado que devemos ter com o que lemos, justamente fazendo propaganda a Folha de São Paulo, mostrando que é confiável aquilo que é publicado, contradizendo o que é mostrado no segundo texto,