Trabalho Sobre O Petroleo
Certa vez, durante uma aula de Química a minha professora sugeriu que a sala fizesse um trabalho sobre o Petróleo. Como e onde surgiu, a origem, como se faz a separação, enfim tudo o que encontrássemos sobre o petróleo.
Durante este tempo, pesquisei e aprendi muito a respeito do petróleo. Curiosidades antigas e atuais, poluição e muito mais e tudo isso está representado na pesquisa a seguir. Espero que goste do trabalho e se interesse pelos conhecimentos contidos neste.
Um Pouco Sobre O Petróleo
O petróleo é um líquido oleoso de origem fóssil, formado ao longo de milhões de anos no subsolo, em profundidades variáveis, com acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre quanto a mais de três mil metros de profundidade, em meio a um terreno de rochas sedimentares. Visto que o petróleo é extraído de rochas sedimentares no subsolo, o seu nome veio do latim, petrae, que significa “pedra”, e oleum, que é “óleo”, ou seja, petróleo significa “óleo de pedra”. Sua cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar e é muito rico em hidrocarbonetos (HC). De fato, sua composição química deriva da combinação de átomos de carbono e hidrogênio. Substância inflamável possui uma densidade menor do que a da água, e é atualmente a principal fonte de energia do mundo moderno.
Há inúmeras teorias sobre a origem do petróleo, porém, a mais aceita é que este surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Os povos antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados como o asfalto e o betume. Já na pré-história surgiram referências esparsas indicando que o petróleo era conhecido do homem. Os egípcios utilizavam-no para o embalsamamento de mortos ilustres e como elemento de liga nas suas seculares pirâmides. Os indígenas das Américas do Norte e Sul serviam-se do petróleo e derivados para inúmeras aplicações, entre elas a pavimentação das estradas do