Trabalho Sobre Petroleo
RESUMO 2
INTRODUÇÃO 3
EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO 4
EXTRACÇÃO 4
CLASSIFICAÇÃO E PRODUTOS 5
BRENT 5
LIGHT 5
PARAFÍNICOS 5
NAFTÊNICOS 6
MISTOS 6
AROMÁTICOS 6
DIENOS E ALCINOS 7
O PROCESSO 7
DESTILAÇÃO FRACIONADA 8
PROCESSAMENTO QUÍMICO 9
CRAQUEAMENTO 10
REFORMA 11
ALQUILAÇÃO 12
PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO BRUTO 14
CURIOSIDADES 16
PRIMEIRO POÇO DA HISTÓRIA 16
MAIORES PAÍSES PRODUTORES DE PETRÓLEO 16
BIBLIOGRAFIA 17
RESUMO
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor que varia entre negro e castanho escuro.
Embora objecto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.
Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela acção de bactérias.
Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo das marés e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo. Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.
Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma de "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.
Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
INTRODUÇÃO
Este trabalho fala sobre o petróleo que é produto da compressão e aquecimento da matéria orgânica depositada juntamente aos sedimentos. O enterramento progressivo e consequente,