Trabalho sobre o Filme Mãos Talentosas
O filme conta a historia de um menino negro, chamado Benjamim que morava em Detroit, 1960. Sua Família era constituída de sua mãe divorciada, analfabeta e com problemas psicológicos e mais um irmão.
Sua mãe desempenhava as duas funções da casa, de pai e mãe, como tal queria que os filhos tivessem uma vida melhor, que a sua como faxineira e empregada doméstica. Via na Educação dos filhos uma possibilidade de transformação e mudança, se empenha para mostra a Benjamim e seu irmão a importância de estudar e valorizar o tempo.
Benjamim sofreu vários preconceitos na escola, racismo, descriminação. Por ter problemas de visão e temperamento tirava notas baixas e era ridicularizado na sala. Humilhado pelos colegas como palavras de ofensas considerava que realmente era um “burro”.Por causas dessas perseguições se tornou uma criança violenta. Agrediu um colega, sua Mãe foi chamada a escola e foi alertada sobre suas notas e sua atitude agressiva. Nesse momento sua mãe tem uma atitude muito importante, quando percebe que a auto-estima do filho não existia e que achava que ele era tudo aquilo que seus amigos de escola falavam a seu respeito. Sua mãe da uma palavra de encorajamento e desperta o filho para uma nova realidade, sua mãe não aceitou aquela crença. Afirmou que Benjamim era inteligente e colocando seu dedo indicador na cabeça do garoto Falou: Tudo o que você precisa para conquistar no mundo está aqui dentro! Você só precisa enxergar além do que vê!.
Ao ver a dificuldade de Benjamim de ler, constata que ele tem um problema de visão e providencia um óculo para o filho.
A mãe percebendo que as coisas não estavam acontecendo como ela gostaria procura ajuda num hospital de psiquiatria, para desabafar e é aconselhada a se interna por alguns dias. Diz aos filhos que vai visitar a irmã e coloca alguém para tomar conta dos filhos, antes de parti da uma missão as dois filhos decorar a tabuada. Ao retorna tem uma boa noticia de seu filho