TRIAGEM PSICOLÓGICA: relato de estágio supervisionado
RESUMO
SILVA, Tatiane Cristina. TRIAGEM PSICOLÓGICA: relato de estágio supervisionado; Professora Supervisora: MENDES, Delza Ferreira. Patos de Minas: FPM, 2012, 8 fl.
O atendimento no estágio de triagem oferecido aos pacientes da Faculdade de Patos de Minas – FPM, consiste em uma série de entrevistas psicológicas, aplicação de instrumentos de testagem psicológica quando necessário e tem como função realizar a avaliação inicial com objetivo de delinear uma hipótese diagnóstica, buscar esclarecer possível diagnóstico e definir os encaminhamentos necessários para serviços psicológicos ou afins, existentes na comunidade. As possibilidades de encaminhamento dentro da Clínica Escola de Psicologia é a Psicoterapia nas diferentes abordagens: Cognitiva, Fenomenológica e Psicanalítica. Todo o procedimento psicológico previsto para o atendimento em triagem é realizado na Clínica Escola. O estágio ocorre seguindo os princípios e normas estabelecidas para formação acadêmica do aluno, sendo estabelecidas todas as prerrogativas éticas do atendimento psicológico.
Palavras-chave: Triagem. Avaliação Psicológica. Hipótese Diagnóstica.
INTRODUÇÃO
“Somente estudar Psicologia Clínica não ensina a ser clínico” (PERFEITO; MELO, 2004. p. 34) ou seja, só é possível ser clínico através da prática, adquirindo a experiência necessária através do contato com o paciente. Sendo assim o estágio em triagem proporciona este encontro estagiário-paciente, o qual dá a oportunidade ao estagiário de “vivenciar o método de recepção e avaliação dos pacientes, apresentando os diversos quadros psicopatológicos e estimulando o desenvolvimento do raciocínio clínico (PERFEITO; MELO, 2004. p. 38). E para o paciente “o processo de triagem é a porta de entrada [...] ao “universo Psi”, pois os clientes desconhecem o que é um serviço psicológico, uma vez que este tipo de trabalho não tem repercussão em seu universo cultural e