Trabalho sobre a escravidão
Trabalho de História
Tema: Escravidão no Brasil
Nome: Danielle Damasceno Victorio nº 10 2ºC
Prof.ª Helaine
São Paulo
2014
Trabalho Escravo
Teve início no século XVI e foi um período onde escravos eram capturados de suas terras e trazidos para os engenhos e lavouras. Foi de grande importância para o desenvolvimento do brasil, pois a mão de obra era barata e gerava um grande lucro para os senhores de engenhos.
A escravidão tornou-se “necessária” no Brasil, porque os trabalhos nas plantações e nos engenhos, onde se fabricava o açúcar, exigiam muita gente. Os colonos recorreram então aos índios. Mas, para a lavoura, a escravidão indígena não deu bons resultados. Eles estavam acostumados a uma vida livre, pois nas tribos os trabalhos mais pesados eram feitos pelas mulheres. Também eram defendidos pelos jesuítas que lhes ensinavam a língua portuguesa e a religião cristã. Entretanto, para certas atividades, como a de caçar, pescar ou pilotar uma canoa, que já exercia quando livre, o índio mostrou ser um bom escravo. Por isso houve sempre a escravidão- indígena e numerosas expedições, chamadas entradas e bandeiras, foram feitas ao interior com o fim de aprisionar os índios para depois vendê-los no litoral.
Para a agricultura, porém, tiveram os portugueses de recorrer à escravidão africana, pois os negros já viviam na África na condição de escravos e eram muito mais resistentes que os índios. Embarcados na África nos porões dos navios, muitos deles morriam vitimados pela má alimentação e pelas doenças. Por isso esses navios se chamavam tumbeiros, palavra derivada de tumba ou sepultura. Das doenças que acometiam os negros, as mais frequentes eram o banzo, o sarampo e a varíola. O banzo era a mais estranha de todas: o escravo ficava triste, por sentir saudades de sua terra, recusava comer e morria de fraqueza. Os negros que vieram para o Brasil pertenciam a vários grupos,