Trabalho sobre uml - estudo de caso
João Maria Filgueira
Mestre em Análise de Sistemas
Professor do CEFET-RN
Welbson Siqueira Costa
Aluno do CEFET-RN no curso superior Tecnologia em Informática
Link: http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/6p10c.html
Este artigo tem como escopo principal expor a importância e vantagens da utilização da UML para modelagem e desenvolvimento de sistemas. Em princípio é ressaltada a relevância da análise para se construir softwares. Posteriormente discorre-se sobre o uso da UML para entender um problema, propor uma solução e auxiliar na implementação da solução. Depois é mostrada uma pequena parte de um estudo de caso de uma aplicação comercial, que foi modelada através da UML.
1. Introdução
Antes de construir um software que represente um sistema real, deve-se ter um amplo conhecimento do domínio deste sistema, ou seja, deve-se analisá-lo. A análise será bastante proveitosa se resultar na construção de modelos, pois eles permitem que se tenha uma interação com o problema e conseqüentemente o seu inteiro conhecimento. Segundo Rumbaugh et al. (1997), isso se deve ao grau de abstração que os modelos apresentam, pois modelos são uma representação simplificada de algo real. Eles levam as pessoas que os desenvolveram a focalizar suas atenções em partes relevantes do problema, deixando detalhes de implementação de lado. Essa característica é bastante importante, já que a mente humana tem dificuldades de entender complexidades, mas fazendo o uso de modelos pode-se dividir o problema em partes mais simples até se chegar a sua total compreensão.
A modelagem não só servirá para entender o sistema e visualizar como ele deverá ser ou se comportar, mas também seus modelos serão os guias na implementação do projeto e serão usados para a documentação do resultado final.
Os modelos permitem que erros sejam visualizados antes da codificação do software, por isso reduzem os riscos de implementação. É evidente