trabalho sobre projeto politico pedagógico
Para darmos início vejamos o conceito o conceito de projeto. Que quer dizer lançar para frente, intensificar nos planos, construir projetos no meio pedagógico. Diante disso, o projeto político pedagógico não é só visto como um documento, ele também visto como algo que deve ser elaborado, vivenciado por toda a gestão, alunos e o corpo docente.
Você deve está se perguntando, porque tem política no meio pedagógico? Bem, a política tem o papel de exercer o compromisso na educação, para que não fuja das regras. O pedagógico vem como complemento para que as escolhas cumpram seus propósitos. É de importância ressaltar que o P.P. P tem a ver com a organização do trabalho pedagógico, durante a organização da escola e também em sala de aula, sempre procurando preservar a visão total.
Contudo, para que haja a construção do projeto político pedagógico não é necessário convencer, nem mobilizar os professores e funcionários da escola para que isso ocorra. Mas, criar meios em que todos eles aprendam e pensem de forma coerente.
Devem-se haver os princípios da igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. Estes princípios têm como objetivo social, promover à ética e a cidadania na gestão escolar. A gestão escolar deve está atenta para as finalidades que buscam para a escola, ou seja, quais melhores caminhos para seguir? O que criar de novo? Será que vale a pena investir?
Essas e tantas outras questões devem fazer parte da construção do projeto político pedagógico, para que assim se almeje respostas e objetivos a serem seguidos.
.
.
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA E.E. CLEMENTE DA ROCHA BANDEIRA
A Escola Estadual Clemente da Rocha Bandeira, foi criada pela lei estadual nº 11.020, de 19 de março de 1968 com ensino de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.
O projeto político pedagógico dessa escola é elaborado de forma coletiva, através de reuniões e debates com o corpo docente, discente, administrativo e também pela