India
Economia e PIB
A
Índia conta com a maior força de trabalho do mundo, com mais de 513,6 milhões de pessoas.
Em
termos de produção, o setor agrícola representa
28% do PIB; o setor de serviço, 54% e a indústria,
18%, respectivamente.
Os
principais produtos agrícolas e de gado incluem arroz, trigo, sementes oleaginosas, algodão, juta, chá, a cana-de-açúcar, ovelhas, cabras, aves de curral e pescados. As principais indústrias são a têxtil, maquinaria, produtos químicos, aço, transportes, cimento, mineração e o comércio de softwares. O
comércio da Índia representa um pouco mais de 1% do comércio mundial. As principais exportações incluem os derivados de petróleo, alguns produtos têxteis, pedras preciosas, softwares, engenharia de bens, produtos químicos, peles e couros. Entre as principais importações estão o petróleo cru, maquinarias, joias, fertilizantes e alguns produtos químicos.
O
PIB ascende a 1,237 bilhões de dólares, sendo a décima segunda maior economia do mundo e a quarta maior em termos de Paridade do Poder de Compra. Contudo, a renda per capita nominal é de US$1.016, a 143º do mundo.
Nota
Segundo
informações da
Standard & Poors , a atual nota da Índia é BBB-
Moeda
A
rupia indiana é a moeda corrente oficial da
Índia.
O
nome "rupia" é também utilizado para as moedas oficiais de outros países, como
Indonésia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka,
Seicheles, entre outros.
Existem
notas de uma, duas, cinco, dez, vinte, cinquenta e cem rupias.
Um
real brasileiro equivale a vinte e oito rúpias indianas. A
Desenvolvimen to Índia registrou forte desenvolvimento econômico após 1991, quando seu governo abandonou políticas socialistas e deu início a um processo de liberalização da economia, que envolveu o incentivo ao investimento estrangeiro, a redução de barreiras tarifárias à importação, a modernização do setor financeiro e ajustes nas políticas fiscal e monetária.
Como
resultados, colheu uma inflação mais baixa,