TRABALHO SOBRE PRECIPITACAO
É conhecido como evaporação o fenômeno que envolve a passagem de determinado material do estado líquido para o gasoso. Tal processo ocorre lentamente na superfície dos líquidos com a ascensão das massas d'água sob a forma de vapor. Ela é iniciada com o aquecimento do material por meio da ação do Sol ou então por meio manual. De modo mais específico, podemos dizer que o fenômeno acontece a partir da vaporização do líquido que se dá em uma superfície livre, a uma temperatura menor do que a temperatura de ebulição.
Podemos observar a evaporação próximo a rios, lagos e mares, quando suas águas se vaporizam à temperatura ambiente, dando origem às nuvens. Em ambientes áridos, a evaporação é mais drástica e evidente, "varrendo" determinados cursos d'água que muitas vezes servem para a manutenção de famílias que vivem nos arredores.
O processo responsável pela evaporação de um material tem início na grande energia cinética de algumas moléculas, sendo favorecida pelo aumento de temperatura, ou seja, quanto maior for a temperatura, as moléculas se movem mais depressa. Dependendo da grandeza de tal energia, para determinados materiais será mais fácil escapar para o meio externo. Quando a quantidade de moléculas que deixam o líquido for maior do que a quantidade de moléculas que entram, teremos como resultado a evaporação. Mas é importante lembrar que a rapidez do processo de evaporação depende ainda da tensão superficial do líquido. Os líquidos que possuem pequena tensão superficial evaporam com mais facilidade, e são conhecidos como "voláteis".
O fenômeno da evaporação da água é fundamental para o clima, pelo fato de que está diretamente relacionado com a formação das chuvas, pois, a água que evapora dos rios, lagos, oceanos e até do corpo humano, pelo suor, faz parte de sua composição. O vapor d'água em grandes altitudes é convertido ao formato líquido, no processo conhecido como condensação,