Trabalho sobre Ondas
Física Aplicada à Computação
André Dorea, André Facchinetti, Gleicy Maria, Guilherme Campos, Joilson Silva, Laila Campos, Leonardo Ferreira, Walter Ningo
ONDAS MECÂNICAS
Salvador
2014
Ondas Mecânicas
Denomina-se onda uma perturbação que se propaga num meio. Quanto à sua natureza, as ondas podem ser classificadas em mecânicas, ondas eletromagnéticas e ondas de matéria. Ondas mecânicas são ondas que necessitam de um meio material para se propagar e que são governadas pelas Leis de Newton. Portanto não são capazes de propagar-se no vácuo. Quando ocorre essa propagação há um transporte de energia cinética e potencial. Uma onda transfere energia de um ponto a outro sem o transporte de matéria entre os pontos. A velocidade de propagação da onda mecânica depende da densidade e elasticidade do meio. Todas as ondas mecânicas precisam de:
1- Alguma origem de perturbação. Este agente transferirá energia para o meio.
2- Um meio.
3- Um mecanismo físico para que as partículas do meio influenciem umas as outras.
Exemplos de ondas mecânicas são as ondas numa corda e na superfície da água. Outro exemplo importante são as ondas sonoras, capazes de se propagar nos gases, líquidos e sólidos.
Amplitude e Comprimento de onda
Considerando uma onda periódica (sucessão de pulsos iguais em tempos iguais), algumas de suas principais características são:
Amplitude (A) – corresponde à distância da ordenada (Y), em módulo, entre a parte mais alta (crista) ou a parte mais baixa (vale) e o ponto médio (0).
Comprimento de onda (l) – representa a distância percorrida pela onda até começar novamente a repetição, ou seja, é a menor distância entre dois pontos consecutivos que estão em concordância de fase, como por exemplo, a menor distância entre duas cristas ou dois vales.
Período e Frequência
Período (T) – É o tempo que a onda demora para percorrer um comprimento de onda (1 l), que é o mesmo tempo