Trabalho sobre magnetismo
Trabalho sobre Magnetismo
Pesquisa a ser entregue a professora Ana Angélica, responsável disciplina Materiais Elétricos.
Alunos: Saulo Santos
Curso: Engenharia Elétrica
INTRODUÇÃO AO MAGNETISMO
Nesta primeira palestra da II Escola Brasileira de Magnetismo pretendemos dar uma noção básica do magnetismo ou para muitos uma revisão, rever o desenvolvimento histórico do magnetismo situando-o no cenário da física e finalmente introduzir as principais propriedades básicas dos diferentes materiais magnéticos existentes.
I-Um Pouco de História
Magnetismo é uma parte da Física que fascina a todas pessoas. Qual a criança que não fica maravilhada brincando com imãs que se atraem ou se repelem dependendo de suas posições relativas por meio de forças misteriosas que podem atravessam materiais? Einstein mesmo relata ter ficado maravilhado quando criança brincando com imãs, limalhas de ferro e bússolas.
Relatos da Grécia antiga falavam sobre propriedades “maravilhosas” de uma pedra que tinha “alma” de origem divina. Esta pedra, encontrada por um pastor chamado Magnes, originou o nome, Magnetita (FeO.Fe2O3).
Outros dizem que o nome veio devido ao fato da pedra ser encontrada numa região da Turquia chamada Magnesia. O “conhecimento” nesta época era dominado pelos filósofos animistas e mais tarde pelos mecanicistas, caracterizado por superstições metafísicas que prevaleceram até a renascença. Já nesta época surgiu a primeira grande aplicação tecnológica do magnetismo: a bússola, que foi fundamental na época dos grandes descobrimentos. O invento da bússola dependendo da fonte data desde 1100 AC na China até 1637 DC na Europa, sabendo-se que no século XIV já era bastante usada.
O primeiro tratado, “De Magnete” datado de 1600 foi escrito por Gilbert, considerado o “Pai do
Magnetismo”. Foi o primeiro a dizer que a Terra era uma grande magneto. A primeira teoria publicada por