trabalho sobre laticinio
Tema: Os benefícios e os malefícios dos laticínios
Aluna: Victória Villar Viana
Laticínios são os produtos comestíveis que possui o leite como principal elemento em sua composição ou qualquer produto da indústria do leite. São considerados como laticínios o leite pasteurizado, leite desnatado, queijos, cremes de leite, manteiga, leite condensado, doce de leite, iogurte, bebidas fermentadas e sorvetes.
Benefícios:
Consumir laticínios proporciona benefícios à saúde, especialmente à saúde dos ossos. Os laticínios fornecem nutrientes vitais para a saúde e manutenção do organismo. Esses nutrientes incluem cálcio, vitamina D e proteínas.
O consumo de laticínios está relacionado à melhora da saúde óssea, podendo reduzir o risco de osteoporose. Ingerir laticínios é especialmente importante para os ossos durante a infância e adolescência, quando a massa óssea está sendo construída.
Consumir laticínios também está associado com a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, assim como a diminuição da pressão arterial em adultos
Nutrientes dos laticínios
O cálcio é usado para construir ossos e dentes, e manter a massa óssea. Laticínios são a fonte principal de cálcio. Uma deita que fornece 3 porções de laticínios diariamente pode melhorar a massa óssea.
Alimentação rica em potássio pode ajudar a manter a pressão arterial em níveis saudáveis. Laticínios, especialmente iogurte e leite, fornecem potássio.
Vitamina D mantém os níveis apropriados de cálcio e fósforo no corpo, desta forma ajudando a construir e manter os ossos. Leite fortificado com vitamina D também é uma boa fonte desse nutriente.
Por que é importante escolher laticínios com pouca gordura?
Laticínios na versão light com pouca gordura ou sem gorduras, e leite desnatado, são a melhor escolha. Consumir laticínios com muita gordura saturada e colesterol pode ter implicações na saúde. Dietas ricas em gordura saturada elevam os níveis de colesterol ruim no sangue. O