Trabalho sobre humanização na assistência à saúde
Disciplina de Ética e Legislação - Enfermagem
Trabalho sobre Humanização na Assistência à Saúde
Fui usuária há uns anos de uma UBS perto de onde morava anteriormente. Passei em consulta com ginecologista para exames de rotina. Foi solicitado exame de sangue e coleta de colpocitologia oncótica e colposcopia.
1) Situação em que ocorreu Humanização:
No momento do exame ginecológico, estudantes de enfermagem estavam presentes, o que foi informado a mim antes da minha entrada na sala de coleta. Fiquei um pouco envergonhada, mas me senti acolhida, ainda mais por terem pedido meu consentimento à presença das alunas. Transcorreu tudo bem e fiquei feliz por estar ajudando na formação prática das estudantes.
2) Situação em que não ocorreu Humanização: No retorno à ginecologista, foi tudo muito estranho. Para a consulta, eu e outra mulher fomos chamadas para entrar ao mesmo tempo no consultório. Eu não a conhecia, muito menos ela a mim. Ambas ficamos sentadas diante da médica, que lançou a pergunta: “Quantos buracos vocês têm?” Eu fiquei confusa, por essa não esperava, olhei para a moça a meu lado, que era alguém aparentemente simples. Como não obteve resposta, a doutora falou: “São três buracos: um para mijar, outro para ter filho e outro para cagar!” Pois é... Depois falou porque as mulheres costumam ter corrimento: “É porque comem merda!” Falou um pouco sobre alimentação saudável, etc. Ao final, eu estava aflita, imaginando que meus exames tinham acusado algo de sério e que justamente eu e a mulher a meu lado devíamos ter a mesma coisa, por isso estávamos juntas ali. No entanto, para minha surpresa, depois de todo esse “show” da médica, ela terminou a consulta rapidamente informando que nossos exames estavam normais, não deram nada de alterado. Não consegui esboçar reação. Simplesmente levantei e fui embora sem falar