Trabalho sobre Granulometria do solo
Aplicando os conhecimentos obtidos em sala de aula, realizamos o ensaio de Granulometria no Laboratório de Mecânica dos Solos no Laboratório de Engenharia Civil da Uniguaçu, sob a supervisão do professor Carlos Alberto Martins Cravo que nos auxiliou no manuseio e aplicação dos ensaios que descreveremos a seguir.
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.
O ensaio de granulometria é dividido em duas partes, utilizáveis de acordo com o tipo de solo e as finalidades do ensaio para cada caso particular. São elas: análise granulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação. Os solos grossos possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos, podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. Em solos possuindo quantidades de finos significativas, deve-se proceder ao ensaio de granulometria conjunta, que engloba as fases de peneiramento e sedimentação.
Através dos resultados obtidos desse ensaio, é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que possui fundamental importância na caracterização geotécnica do solo, principalmente no caso dos solos grossos.
2.OBJETIVO
Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.
3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Os equipamentos e utensílios utilizados são:
- Balança
- Jogo de peneiras com tampa e fundo (1”, ¾”, ½”,3/8”, 4, 10, 40, 200)
- Agitador de peneiras
- Recipiente Cerâmica
- Bandeja
- Pincel para limpar peneira
4. PREPARAÇÃO DA AMOSTRA
1 - Seleciona-se uma quantidade de solo para o ensaio retirando-se sujeiras visíveis, desmancham-se os torrões e em seguida, homogeneizasse o material.
2 - Pesa-se 1 Kg da amostra de solo que