Pedologia e Conservação do Solo
Av. Dr. Plínio Casado 40 – Sl 108 – Centro
Duque de Caxias Tel: 3777-5628
E-mail: ceterj@yahoo.com.br
Pedologia e Conservação do Solo
Duque de Caxias
Agosto, 2011
ESFERA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ANDRÉA SILVA DOS SANTOS
Pedologia e conservação do solo
Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Meio Ambiente do Esfera Formação Profissional, como requisito de aprovação na disciplina de Pedologia e conservação do solo
Prof. Esp. Rafael
Duque de Caxias
Agosto, 2011
INTRODUÇÃO
A pedologia, uma ciência relativamente recente (tem pouco mais de um século), estuda o solo tendo como base o seu perfil. O perfil do solo é uma secção vertical que contém horizontes ou camadas sobrejacentes ao material de origem.
Solos são materiais provenientes da decomposição das rochas ou sedimentação não consolidada de seus grãos, com ou sem matéria orgânica.
São identificados pela textura, granulometria, plasticidade, consistência, compacidade, estrutura, forma dos grãos, cor, cheiro, friabilidade, presença de outros materiais (conchas, matéria vegetal, mica, etc.).
Pela textura: conjunto de características de forma, dimensão e proporções dos elementos mineralógicos constituintes do solo avaliados pela granulometria.
O objetivo deste é promover um primeiro contato com o solo. Não se aprende a conhecer solos apenas em textos, é preciso ter contato físico.
Sugere-se consultar a NBR 6502/85 ORIGINAL, com mais de 300 verbetes sobre a terminologia de rochas e solos.
AMOSTRA DO SOLO PARA FINS PEDOLÓGICOS
Características do solo: textura, cor e granulometria.
Na foto é possível identificar a granulometria do solo que mesmo contaminado com uma grande quantidade de material de demoliçoes é possível identificar uma argila resistente.