Trabalho sobre Fundações e Terraplenagem
Definição
De forma genérica, a terraplenagem pode ser entendida como o conjugado de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado. Assim, a construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou de um aeroporto ou mesmo de um conjunto residencial, exigem a execução de serviços de terraplenagem prévios, regularizando o terreno natural, em obediência ao projeto que se deseja implantar. Pode-se garantir, portanto, que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização de trabalhos prévios de terraplenagem. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado no último século.
Terraplenagem Manual
Até o aparecimento dos equipamentos mecanizados e mesmo depois, a movimentação das terras era feita pelo homem, utilizando ferramentas tradicionais: pá e picareta para o corte, carroças ou vagonetas com tração animal para o transporte.
Como o rendimento da terraplenagem manual é pequeno, esse serviço dependia da mão-de-obra abundante e barata. A mesma tarefa pode ser executada por uma única escavadeira, operada apenas por um homem. Todavia, a terraplenagem manual não significava excessiva lentidão dos trabalhos. Desde que a mão-de-obra fosse numerosa, os prazos de execução da movimentação de terras em grandes volumes eram razoáveis, se comparados com os atuais. Temos o exemplo de ferrovias construídas nos Estados Unidos, com milhões de metros cúbicos escavados e movidos em prazos relativamente curtos, dispondo-se, porém de mão-de-obra abundante e de baixo custo.
Terraplenagem Mecanizada
Os equipamentos mecanizados, surgidos em consequência do desenvolvimento tecnológico, apesar de apresentarem elevado custo de aquisição, tornaram competitivo o preço do movimento de terras, em razão de sua alta produtividade. Resumindo, pode-se entender que a mecanização surgiu em