Trabalho sobre ford
Henry Ford
Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, no condado de Wayne, Estado do Michigan, Estados Unidos, na área que depois se tornou Dearborn. Era o mais velho de seis irmãos. Trabalhava na fazenda da família e visitava a cidade com seu pai, onde teve contato com a sua paixão, a mecânica, vendo as primeiras tecnologias de motores e máquinas. Quando menino, Ford desmontava tudo o que chegava a suas mãos. Na vizinhança, ficou conhecido por consertar relógios. Conforme cresceu, aproveitou todas as oportunidades de explorar a mecânica, aprendendo a consertar máquinas a vapor e moinhos. Nos anos 1890 concentrou seu interesse nos motores de combustão interna. Em abril de 1888, Ford se casou com Clara Bryant. Começou a trabalhar como engenheiro na Edison Illuminating Company e progrediu rapidamente na carreira. Foi promovido a engenheiro-chefe em 1893, mesmo ano em que seu filho Edsel nasceu, e ganhou mais estabilidade financeira e liberdade para explorar seus próprios experimentos.
Embora tivesse uma sólida carreira na Edison Illuminating, Ford estava decidido a se aventurar na engenharia automotiva. Seu primeiro veículo foi batizado de Quadriciclo e atraiu apoio financeiro suficiente para ele deixar o cargo de engenheiro na empresa e participar da fundação da Detroit Automobile Company, em 1899. Mas a companhia não deu certo por várias razões e, em 1901, Ford voltou a trabalhar como empregado. Mais tarde, no mesmo ano, nasceu a Henry Ford Company. Em 1902 ele resolveu se dedicar integralmente à empresa para ter mais tempo de refinar seus veículos.
Em sua pequena oficina, trabalhou em dois carros de corrida, o Arrow e o 999. Com a ajuda de um desenhista, um mecânico e um campeão de ciclismo aposentado, os novos modelos foram preparados para correr. Barney Oldfield, considerado por alguns historiadores o maior piloto dos primeiros anos do automobilismo, dirigiu o 999 na Manufacturers Challenge Cup Race,