TRABALHO SOBRE FILME TEMPOS MODERNOS
Curso de Psicologia
TRABALHO DE CIÊNCIAS SOCIAS:
Filme: Tempos Modernos, com associação á teorias sobre o capitalismo e trabalho de Marx, Durkheim e outros.
SOROCABA 2013/2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................ 03
DESENVOLVIMENTO ................................................... 04
CONCLUSÃO ................................................................... 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................ 09
INTRODUÇÃO
Os alunos do curso de Psicologia (2° semestre) da Universidade Paulista (UNIP), fizeram uma análise critica do filme tempos modernos com abordagem nas teorias de Durkheim, Comte, Karl Marx e com bases do livro “A história da riqueza do homem” L. Huberman.
“Homens, não sois máquinas; homem é o que sois.” (Charles Chaplin.)
Devido a Revolução Industrial e a Revolução Francesa há uma mudança radical na estrutura da sociedade, por volta do século XVIII. O homem passou a ser substituído pela máquina, que produzia mais e custava menos do que a mão de obra humana, que não era especializada, e sem o ritmo acelerado de produção em massa exigido pelo novo sistema.
O socialismo tem como ideia o bem estar social. Tem objetivo de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meio para todos os indivíduos.
Comte é considerado pai da sociologia, mas Émile Durkheim foi quem teve ideia de expandir a sociologia.
“Ela, a sociologia tem como objetivo claramente definido e um método para estudá-lo. O objeto são fatos sociais; o método é a observação e a experimentação indireta, em outras palavras o método comparativo”. ((...) – Durkheim, 1902).
As maiorias dos sociólogos possuem a opinião de que o capitalismo concentra injustamente a riqueza e o poder nas mãos em um pequeno segmento a burguesia, que controla o capital e deriva sua riqueza através de exploração dos proletariados.