Trabalho sobre Estatística
Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isto pode-se considerar uma Estatística.
Num sentido mais lato, Estatística é a ciência que se ocupa de recolher dados, organizá-los, resumi-los, apresentá-los, analisá-los, tirar conclusões válidas, visando tomar decisões sob condições de incerteza.
Na estatística consideram-se dois ramos:
Estatística Descritiva:
A Estatística Descritiva trata da recolha, organização e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade actual ou factos passados relativos ao conjunto observado. O seu objectivo é informar, prevenir, esclarecer.
Estatística Indutiva:
A Estatística Indutiva trata de estabelecer conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos (população) a partir da observação de parte dela (amostra) com base na estrutura matemática que lhe confere o Cálculo Das Probabilidades.
Censos e Sondagens:
Talvez a mais conhecida das três ideias, está ligada às necessidades que um estado, ou outra qualquer entidade, tem em conhecer melhor os problemas sociais, situação das pessoas e bens.
Estudo estatístico:
Concepção mais ampla que a primeira, pois já inclui o estudos dos dados estatísticos.
Estatística Matemática:
Está associada ao cálculo de probabilidades, o que lhe confere a capacidade de criar modelos capazes de predizer o comportamento dos factos em estudo.
Fenómenos determinísticos:
Caracterizam-se por obter sempre os mesmos resultados, desde que se mantenham sempre as mesmas condições. Desta forma é possível prever o estado final, conhecendo o estado inicial e as condições de realização.
Fenómenos aleatórios:
São aqueles que não apresentam carácter determinístico, isto é, quando repetidos em condições idênticas podem originar resultados diferentes.
População e Amostra:
População é a colecção de