Precursores Da Estatistica 1
FEA PUC SP
Resenha do Capítulo 1 do livro “Estatística Aplicada”
Daniel Canarin de Miranda, Curso de Administração
Turma MB1, Sala 302
São Paulo
2015
Introdução:
Nesta resenha irei fazer um resumo sobre o Capítulo 1 do livro “Estatística Aplicada”, que tem como nome “A História da Estatística”. Este capítulo fala principalmente dos precursores da estatística. Ao final deixarei a impressão que este livro causou em mim e no que ele pode me ajudar em estatística.
Informações do livro:
Nome: Estatística Aplicada
Autor: Salvatore Benito Virgillito
Editora: Alfa-Omega, São Paulo
Descrição sobre os precursores:
O autor começa o capítulo falando da dificuldade que teve para escrever esta parte da história da estatística, pois muitos sites de faculdades não falam sobre estatísticos estrangeiros, mas que foram importantes para a história da estatística. Outro problema que ele encontrou foi que muitos trabalhos foram atribuídos a autores diferentes da mesma época. Salvatore também explica que muitos dos precursores trabalharam com teses de seus professores da faculdade para avançar no estudo acadêmico e cita a importância de se espelhar no passado para projetar o futuro.
Os Precursores:
Girolamo Gardano:
O autor cita Girolamo como alguém com vastos conhecimentos em várias áreas, pois têm mais de 200 trabalhos em Medicina, Matemática Física, Filosofia, Religião e Música.
Onde mais produziu conhecimento foi em medicina, por isso era chamado em vários locais para tratar de pessoas importantes que estavam doentes. Por essa razão o autor trata menos da parte de matemática nesse caso
Na matemática, a principal contribuição de Girolamo foi a descoberta de um algoritmo de transformação linear para eliminar o termo ao quadrado da equação de terceiro grau.
Blaise Pascal: