Trabalho Sobre Estacas Final
Centrifugado e Estaca
Helicoidal
As estacas centrifugadas são caracterizadas pela seção circular vazada com diâmetros externos variando de 26 a 80 centímetros. Pelo processo de adensamento através da centrifugação do concreto as estacas atingem capacidades de carga estrutural que variam de 500 a 5000 kN, com comprimento de até 12 metros. O primeiro passo é realizar a montagem da armação. Logo em seguida é feito o lançamento do concreto fresco e o fechamento da forma, e depois ela é transportada até o setor de centrifugação.
O processo de centrifugação consiste na rotação de formas metálicas numa alta velocidade em torno do seu eixo longitudinal com concreto fresco. Através da força da centrifugação são alcançadas características ímpares ao se atingir uma força de compactação de até 50 vezes a força da gravidade. Durante a centrifugação, o concreto fresco e plástico é distribuído de maneira uniforme pela força centrifuga. Como resultados, as distâncias entre os agregados e outras partículas sólidas são reduzidas e, parte da água e partículas finas de baixa resistência são expulsas do concreto. O método de cravação das estacas de concreto centrifugado consiste na cravação por meio de um martelo acoplado em um bate-estacas, com pesos e altura de queda padronizados. Vão sendo aplicados golpes até que a mesma atinja a profundidade desejada. Pode haver a necessidade de se fazer emendas para chegar a profundidade determinada no projeto, as emendas são soldas que possuem um rigoroso controle de qualidade, para que as estacas não deixem de serem monolíticas.
Os materiais tendem a se ordenar segundo o peso específico de cada componente do traço. Devido ao seu peso específico, uma parte do cimento envolve toda superfície externa do elemento, criando uma capa externa extremamente lisa, de alto coeficiente de impermeabilidade, alta resistência contra ações químicas e físicas e, consequentemente, de alta durabilidade.
Internamente, devido à