trabalho sobre erp
Exemplo claro e do cotidiano dos empresários em geral é garantir que os diversos setores trabalhem de forma integrada e sincronizada, esta tarefa não é simples, esta é a principal tarefa do ERP, BI e CRM, responsáveis por auxiliar gestores em todas as etapas de seus negócios, capaz de interligar as áreas de desenvolvimento, compra de materiais, manutenção, interação com fornecedores, vendas, financeiro e RH, entre outros. De forma geral, o sistema de gestão integra todo o funcionamento da empresa, seja ela pequena, média ou grande, oportunizando a otimização das práticas empresarias que geram aumento da produtividade.
Agora que o conceito de ERP está entendido, é importante entender seus resultados, é perceptível os ganhos de produção obtidos quando uma empresa investe equipamentos automatizados, o mesmo resultado é obtido com o investimento em ERP, os processos passam a ser sincronizados e integrados, oportunizando a compra, recebimento, programação e entrega dos produtos corretos, no prazo, quantidade e qualidade desejados, gerando ganhos diretos de produtividade na organização.
CRM, ou Customer Relationship Management (em português ficaria algo como Gestão do relacionamento com o cliente) do ponto de vista de Marketing, em teoria só tem pontos positivos. Ou seja, só tem vantagens. crm Porém do ponto de vista prático há alguns pontos que devem ser levados em conta:
- vejo CRM como uma política de gestão do relacionamento com o cliente, muita gente vê como um software, mas se não estiver claro para todos os colaboradores da sua empresa o que é CRM, e quais benefícios que ele pode trazer o investimento em software será inútil.
- os sistemas de CRM são, geralmente, muito caros e, grande parte das empresas gastam muito dinheiro com implantação e treinamento mas na verdade não fazem idéia do que estão fazendo.
- qual o tamanho da sua empresa? Dependendo do tamanho você já faz CRM, de cabeça. Apenas para ilustrar o conceito de CRM é o mesmo de donos