Trabalho sobre ensaio charpy
No trabalho a seguir será mostrado o ensaio Charpy, as aplicações, e os resultados obtidos do ensaio realizado no laboratório. O ensaio surgiu devido à observação de cientistas e engenheiros metalúrgicos de um tipo de fratura denominada de frágil, devido a incidência desse tipo de fratura em estruturas soldadas de aços de navios e tanques, alguns navios simplesmente partiam-se, em alto mar ou até ancorados nos portos, apesar do material utilizado (aços de liga) ser bastante dúctil de acordo com os ensaios de tração realizados a temperatura ambiente. Notou-se que a incidência desse tipo de fratura ocorria nos meses de inverno, onde a temperatura do mar caia drasticamente. É muito utilizado no setor automobilístico, de aeronaves e em peças específicas utilizadas na indústria.
2 - OBJETIVO
Observar o ensaio de impacto do tipo charpy.
3 – REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Garcia (2008) o ensaio de impacto é um ensaio dinâmico empregado para análise da fratura frágil dos materiais. O resultado representado mostra uma medida de energia absorvida pelo corpo, porém é importante ressaltar que o ensaio não fornece indicações seguras sobre o comportamento de toda uma estrutura em condições de serviço.
FIGURA 1 – Esboço do resultado fornecido pelo ensaio Charpy.
FONTE: Garcia, 2008.
O choque ou impacto representa um esforço de natureza dinâmica, porque a carga é aplicada repentina e bruscamente. No impacto, não é só a força aplicada que conta. Outro fator é a velocidade de aplicação da força. Força associada com velocidade traduz-se em energia. O ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida à ação de um esforço de choque de valor conhecido (ASKELAND, 2011).
O método mais comum para ensaiar metais é o do golpe, desferido por um peso em oscilação. A máquina correspondente é o martelo pendular. O pêndulo é levado a certa posição, onde adquire uma energia inicial. Ao cair, ele