Trabalho sobre dutoviários
Este trabalho tem como objetivo apresentar o sistema brasileiro terrestre de dutovias, suas características e funcionamento.
2 – SÍNTESE HISTÓRICA DO TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
O transporte dutoviário surgiu entre os povos antigos, inicialmente para o suprimento do abastecimento de água. Com o passar do tempo e a descoberta do petróleo, este modal passou a transportar também este mineral, de grande importância na economia mundial, na forma bruta entre os campos de extração e as estações processadoras. Apareceram, então, os chamados oleodutos (FOGLIATTI, 2004).
Em 1865 foi construído o primeiro oleoduto para transporte de hidrocarbonetos, com 2 polegadas de diâmetro, de ferro fundido e ligando um campo de produção à uma estação de carregamento de vagões, com uma extensão de 08 km na Pensilvânia. Em 1930 teve início o transporte de produtos refinados entre a refinaria de Bayway, próximo à Nova York e a cidade de Pittsburg (EUA).
Estes e outros acontecimentos contribuíram e promoveram o crescimento e aprfeiçoamento deste modo de transporte muito utilizado hoje em dia.
– O TRANSPORTE DUTOVIÁRIO NO BRASIL
No Brasil, o transporte dutoviário, teve seu início no ano de 1942, mais precisamente no estado da Bahia, forte na exploração de petróleo, ligando a Refinaria Experimental de Aratu ao Porto de Santa Luzia (FOGLIATTI, 2004).
A malha dutoviária no Brasil, é formada atualmente por 400 dutos que somam mais de 20.000 km de extensão. Desses, 241 dutos ou aproximadamente 7.500 Km, são utilizados para transportar petróleo e derivados. Em sua maioria, são dutos terrestres e subterrâneos, com profundidades que variam de 90 centimetros a 1,5 metros.
3 – TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
- Definição
O trasnporte dutoviário é o modo de transporte que utiliza o sistema de dutos (tubos ou cilindros previamente preparados para determinado tipo de transporte), formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam