Trabalho sobre container
É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais.
Antes da entrada do capital privado, a produtividade nos terminais era de 8 contêineres por hora.
Hoje, a produtividade média é de 50 contêineres por hora – em alguns terminais maiores, como o de Santos, esse valor chega a 110 contêineres por hora.
Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 215% no volume de containeres, que não foi acompanhado pelo aumentado da área dedicada a essas operações (que aumentou apenas 23%).
Os Conteiners abandonados pelos importadores. Tem como conseqüência, o espaço nos pátios dos portos fica reduzido, elevando o aluguel dos mesmos. Para se ter uma idéia da magnitude dos valores envolvidos na contrução de porto, o valor de um portêiner gira em torno de R$ 12 milhões. A portainer ou guindaste de gantry é um guindaste muito grande usado carregar e descarregar conteiners.
Atualmente, caminhoneiros precisam de uma Autorização Especial de Trânsito (AET) para transportar contêineres 2A AET tem duração de uma viagem. Assim, o transportador é obrigado a sempre obter uma nova autorização.
Estima-se que, a cada viagem, um navio porta-contêiner retire 2,8 mil caminhões das estradas brasileiras.
O navio Maersk classe Triple E, lançado em 2013, é o maior navio cargueiro e porta contêiner do mundo, com capacidade de carregar 18 270 contêineres.
Este gigante tem 400 metros de comprimento e 59 de largura. Pesando 52.859 toneladas, é mais de cinco vezes mais pesado do que a Torre Eiffel e 70 metros.
Vantagens:
• Redução de perdas, roubos e avarias à carga;
• Possíveis reduções de custos de rotulagem e embalagem, sendo estas observadas, principalmente, nos casos em que o container é transportado porta (exportador) a porta (importador);
• Possíveis reduções de utilização de mão-de-obra na movimentação da carga.
• Estocagem de mercadoria em áreas