Trabalho Sobral
FADIMAB - Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel Barros Professora: Maria do Socorro Sobral Disciplina: Microbiologia
Aluno: ALAINE BERNARDO GUEDES
PESQUISA
Pesquisa de uma bactéria patogênica abordando os seguintes aspectos:
1) Bacteriose - Leptospirose
2) Agente patogênico - Lepitospira interogans
3) Características gerais - A leptospirose é uma doença infecciosa, sistemática, aguda e febril causada por uma bactéria espiroqueta do genero Leptospira (Figueiredo, 2001). É uma zoonose amplamente difundida pelo mundo, sendo mais comum, porém, em áreas subtropicais e tropicais úmidas. A principal fonte de infecção da leptospirose humana é através do contato direto ou indireto com a urina de animais infectados. Dentre os animais sinantrópicos, os roedores são os principais reservatórios da doença, os quais disseminam leptospiras no ambiente através da urina que contamina o solo, a água e alimentos destinados ao consumo humano e animal. O período de encubação da doença é de dois dias a quatro semanas podendo ocorrer em duas fases; geralmente inicia de forma abrupta com febre, seguida de outros sintomas como calafrios, cefaléia, dores musculares, vômitos ou diarréia, O paciente pode recuperar-se durante um tempo e mais tarde evoluir para uma segunda fase mais grave, podendo apresentar insuficiência renal, hepática e até meningite. O curso clinico da doença é de alguns dias a três semanas ou mais, e na ausência do tratamento a doença pode demorar vários meses.
4) Transmissão - A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama de enchentes contaminadas com urina de animais portadores, sobretudo os ratos. A penetração da Leptospira no corpo, através da pele, é facilitada pela presença de algum ferimento ou arranhão. Também pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.
5) Ação patogênica - Contaminação; água e alimentos contaminados pelas urinas de