Trabalho sobe a, declaração mundial de educação para todos, jomtien, 1990
Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem
Jomtien, 1990.
Objetivos:
Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem onde todas as pessoas, crianças, jovens e adultos, pudessem ter total acesso as oportunidades educativas. Oportunidades estas através de instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura, escrita, a expressão oral, o cálculo e soluções de problema) e também aos conteúdos básicos de aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes). Com o intuito de desenvolver suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, tomar decisões fundamentadas, etc. necessidades estas que variam segundo (de acordo)cada pais e cada cultura, mudando inevitavelmente com o decorrer do tempo.
A satisfação dessas necessidades confere a sociedade a possibilidade e responsabilidade de respeitar e desenvolver sua herança cultural, lingüística e espiritual, de promover a educação de outros, de proteger o meio ambiente, de ser tolerante com os sistemas sociais, políticos e religiosos, bem como trabalhar pela paz e pela solidariedade internacional em um mundo interdependente.
Outro objetivo é o enriquecimento dos valores culturais e morais comuns. É nesses valores que os indivíduos e a sociedade encontram sua identidade e sua dignidade.
Uma visão abrangente e um compromisso renovado.
Universalizar o acesso à educação e promover a equidade;
A educação básica deve ser proporcionada a todas as pessoas sendo necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, reduzindo por sua vez as desigualdades.
Para que a educação básica ser torne equitativa é necessário oferecer a população oportunidades de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade de aprendizagem. É preciso também, eliminar todos os tipos de preconceitos e estereótipos da educação. Bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades sociais, priorizando as classes excluídas como os pobres, os deficientes, os