Trabalho (sistemas)
2 ESCOLA TEORIA DOS SISTEMAS
Segundo Ponte et al., (2011) a Teoria Geral dos Sistemas surgiu com os trabalhos do cientista (biólogo) alemão Ludwig von Bertalanffy no final dos anos 30 com o objetivo de preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia, partindo da concepção de que a realidade é feita de sistemas, de elementos interdependentes que precisam ser analisados nas suas interrelações, com uma visão interdisciplinar e holística. Assim sendo Bertalanffy (1975) entende que o pensamento sistêmico exerce papel dominante em diversos campos.
A Teoria Geral dos Sistemas - TGS é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo. A analogia de sistemas é realizada comparativamente com as células dos organismos. Estas, mesmo sendo entes individuais são revestidas pela membrana plasmática com a chamada permeabilidade seletiva, que permite que a célula realize certa troca com o meio o qual está inserida. Da mesma forma, todos os elementos constituintes de qualquer sistema estão em constante interação com o meio no qual o sistema está inserido.
Pontes et al., (2011) corrobora ainda ao dizer que a Teoria dos Sistemas é baseada em uma abordagem cientifica voltada para os